quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE – MG BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES



Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade – RENSP
Forania Nossa Senhora da Boa Viagem
Criada em 19 de março de 1923
Localização:
Rua da Bahia, 1596 - 30160.011 – Belo Horizonte – MG
Fone: 031.3213-4656
vozdelourdes@basilicadelourdes.com.br






Este belíssimo templo está confiado à Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria – Missionários Claretianos

Ø  Na atualidade temos os seguintes missionários:
Pároco: Padre Welington Cardoso Brandão, CMF
Vigários: Padre Antônio Carlos Ribeiro Costa, CMF
               Padre Márcio Silva Souza, CMF




Dos inícios da construção até a
Inauguração solene da Basílica
Desde o lançamento da pedra fundamental, no dia 3 de maio de 1916, até a inauguração solene, no dia 14 de outubro de 1923, a história da construção da Basílica percorreu um longo e acidentado caminho.

Os Missionários, no dia 23 de junho de 1913, compraram uma casa em frente à capela de Lourdes e ali passaram a residir. Em janeiro de 1915, compraram o Palacete Olyntho que ficava na esquina de Aimorés com Bahia. Este palacete veio a ser o Instituto Claret, que ocupava o lugar do atual jardim.


Paróquia e título oficial de Basílica


Até 1923, o tratamento dado à nossa Igreja de Lourdes era capela, santuário, Basílica, indiscriminadamente. Mas, na verdade, segundo o Direito Canônico, tratava-se de capela pertencente à Paróquia da Boa Viagem.

Só em 1923, a nossa Igreja passou a ser Paróquia com todos os efeitos jurídicos. A portaria do Arcebispado de Belo Horizonte, criando a nova Paróquia de Lourdes, tem a data de 19 de março de 1923, festa de são José. O primeiro Pároco, Padre Sebastião Pujol, tomou posse ainda na capela da Rua Aimorés, no dia 13 de maio de 1923 (Lourdes, junho de 1923, p 173), Belo Horizonte havia sido feito Arcebispado em 1921.

O título de Basílica tem um significado específico. São determinadas igrejas que devem preencher certos requisitos: Qualidades artísticas, centros de concentração e piedade do povo. O título é concedido após uma série de diligências e mediante certos ritos, como os acima descritos: documento oficial do Papa, sagração, coroação, etc.

Em Roma/Vaticano há quatro Igrejas chamadas Basílicas Maiores. Em Roma: Santa Maria Maggiore, Latrão, São Paulo Extra Muros e a de São Pedro no Vaticano. As outras Basílicas, no mundo são chamadas Menores.

Convidamos você a conhecer melhor nossa comunidade se possível pessoalmente e por meio de nosso site: www.basilicadelourdes.com.br

Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário