quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE – MG BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES



Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade – RENSP
Forania Nossa Senhora da Boa Viagem
Criada em 19 de março de 1923
Localização:
Rua da Bahia, 1596 - 30160.011 – Belo Horizonte – MG
Fone: 031.3213-4656
vozdelourdes@basilicadelourdes.com.br






Este belíssimo templo está confiado à Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria – Missionários Claretianos

Ø  Na atualidade temos os seguintes missionários:
Pároco: Padre Welington Cardoso Brandão, CMF
Vigários: Padre Antônio Carlos Ribeiro Costa, CMF
               Padre Márcio Silva Souza, CMF




Dos inícios da construção até a
Inauguração solene da Basílica
Desde o lançamento da pedra fundamental, no dia 3 de maio de 1916, até a inauguração solene, no dia 14 de outubro de 1923, a história da construção da Basílica percorreu um longo e acidentado caminho.

Os Missionários, no dia 23 de junho de 1913, compraram uma casa em frente à capela de Lourdes e ali passaram a residir. Em janeiro de 1915, compraram o Palacete Olyntho que ficava na esquina de Aimorés com Bahia. Este palacete veio a ser o Instituto Claret, que ocupava o lugar do atual jardim.


Paróquia e título oficial de Basílica


Até 1923, o tratamento dado à nossa Igreja de Lourdes era capela, santuário, Basílica, indiscriminadamente. Mas, na verdade, segundo o Direito Canônico, tratava-se de capela pertencente à Paróquia da Boa Viagem.

Só em 1923, a nossa Igreja passou a ser Paróquia com todos os efeitos jurídicos. A portaria do Arcebispado de Belo Horizonte, criando a nova Paróquia de Lourdes, tem a data de 19 de março de 1923, festa de são José. O primeiro Pároco, Padre Sebastião Pujol, tomou posse ainda na capela da Rua Aimorés, no dia 13 de maio de 1923 (Lourdes, junho de 1923, p 173), Belo Horizonte havia sido feito Arcebispado em 1921.

O título de Basílica tem um significado específico. São determinadas igrejas que devem preencher certos requisitos: Qualidades artísticas, centros de concentração e piedade do povo. O título é concedido após uma série de diligências e mediante certos ritos, como os acima descritos: documento oficial do Papa, sagração, coroação, etc.

Em Roma/Vaticano há quatro Igrejas chamadas Basílicas Maiores. Em Roma: Santa Maria Maggiore, Latrão, São Paulo Extra Muros e a de São Pedro no Vaticano. As outras Basílicas, no mundo são chamadas Menores.

Convidamos você a conhecer melhor nossa comunidade se possível pessoalmente e por meio de nosso site: www.basilicadelourdes.com.br

Deus abençoe a todos!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Basílica-Paróquia do Imaculado Coração de Maria


Missionários Claretianos - Méier - RJ

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

 







“Minha alma glorifica o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador” (Lucas 1, 46)


“Buscar a salvação de todos os homens... Valendo-se de todos os meios possíveis”
Santo Antonio Maria Claret





Um pouco de História...

 

Nasce no Méier uma nova Comunidade



Com a vinda, no ano de 1907, dos primeiros padres Claretianos: Florentino Simón e Ignácio Bota, elevados, neste mesmo ano, a pedido da Cúria Metropolitana, à condição de Capelães da Irmandade do Colégio de Nossa Senhora das Dores, localizado no Bairro de Todos os Santos, reforçou-se o desejo de construir uma igreja em homenagem ao Imaculado Coração de Maria. Os mesmos tomaram posse como capelães dia 17 de Fevereiro de 1907. E, em 1908, foi comprado um terreno dando o primeiro passo para a realização do sonho. Foi assim que duas casas velhas, pertencentes ao senhor Leopoldo de Oliveira Pimentel, passaram para o domínio dos Padres do Coração de Maria. O terreno situava-se na antiga Rua Cardoso nº6, hoje Coração de Maria nº 66. Tal compra foi realizada no dia 15 de Setembro de 1908. Era o dia de nascimento da nova Comunidade no Méier. Logo, começariam as preocupações para a construção da grande Basílica que hoje podemos admirar. Além dos padres egressos da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, outras personalidades também participaram da construção desse ideal. Foi o caso do senhor Adolfo Morales de Los Rios, Arquiteto e autor do projeto arquitetônico da Basílica, em estilo Mourisco. Sendo nossa Basílica, a única neste estilo no Brasil. Espanhol de Servilha, foi um dos pioneiros do urbanismo no Brasil, contribuindo de forma marcante para a reformulação da cidade do Rio de Janeiro, no período do mandato do Prefeito Pereira Passos.


A Primeira Pedra
No dia 31 de Outubro de 1909, foi o lançamento da primeira pedra. O oficiante era Dom Xisto Albano, Arcebispo do Maranhão. As obras foram iniciadas a 2 de Dezembro de 1909.

As primeiras devoções
* No ano de 1912, fundou-se na Igreja o Movimento do Apostolado da Oração (02/02) e Arquiconfraria do Imaculado Coração de Maria (22/08).

Inauguração da primeira parte da Igreja
No dia 24 de Agosto de 1912, o Pe. Geraldo Palomera entregou solenemente ao culto público a primeira parte da Igreja. Foi alma da inauguração o próprio Cardeal Arcoverde, que comovedora oração gratulatória aos Padres e ao povo do Méier pelo êxito de seus trabalhos em favor da Igreja. Imensa multidão enchia a Igreja a lugares adjacentes, numa demonstração de amor e gratidão aos missionários.

Casa Paroquial
 O Pe. Raimundo Torres, que tanto se esforçou para dar aos Padres uma digna casa residencial, faleceu aos quatro meses depois de sua chegada ao Méier. O seu sucessor, PE. José Beltrão deu continuidade às obras. E assim aos 12 de Julho de 1913, foi lançada a primeira pedra da residência dos Missionários. Foi Dom Xisto Albano quem presidiu a solenidade. E no dia 6 de Janeiro de 1914, a casa foi entregue aos Padres da Comunidade.

Segunda parte da Igreja
Levado pelo seu dinamismo o Pe. José Beltrão, antes de deixar o cargo de Superior da Casa, quis terminar a obra de construção da Igreja da Igreja. E assim, ao findar seu mandato, entregou a disposição do povo a Segunda parte da construção da Basílica. Fato decorrido no dia 23 de agosto de 1914.

Terceira parte da Igreja
No dia 8 de Dezembro de 1917, os Padres José Beltrão, André Moreira, Julião Cantuer, Izidoro Martínez e Francisco Ozamis, tiveram o prazer de ver inaugurada por Monsenhor João Ferreira Alves. No dia seguinte, 9 de Dezembro, celebrou a primeira Missa o senhor Núncio Apostólico Dom Angelo J. Scapardine, com a presença de muitos fiéis que vieram participar da Missa em sinal de reconhecimento a Deus.

No dia 12 de Outubro de 1918, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcante, MD Cardeal Presbítero, Arcebispo do Rio de Janeiro, assinou o decreto de criação da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Todos os Santos (Atualmente, dedicada ao Imaculado Coração de Maria), nomeando, a partir dessa data, até 22 de Fevereiro de 1919, o Pe. José Beltrão, CMF para Vigário dessa freguesia, e desmembrando-a das Paróquias de Nª Senhora da Conceição do Engenho Novo, e da Nª Senhora da Conceição e São José do Engenho de Dentro.


* Coube ao Pe. Francisco Ozamis, CMF, nosso Vigário, a execução de obras importantíssimas, entre as quais cabe destacar: reforma completa do telhado da matriz; colocação de uma grande viga de madeira para sustentar o coro que ameaçava desabar, reforma completa da Sacristia; colocação de um púlpito; confessionário novo, substituindo o antigo que era anti-litúrgico.

A Torre da Igreja
No dia 31 de Agosto de 1919, quando o vigário era o Pe. Ozamis, o Sr. Cardeal Arcoverde veio ao Méier, para benzer a primeira pedra da torre. No ano de 1924, com a viagem do Pe. Ozamis ficou em seu lugar Pe. Simón, que subindo ao mais alto da Igreja, benzeu a cruz de ferro que remata a torre.

A História continua...

* A grande notícia da época, veio no ano de 1920, com a “Inauguração da Matriz”.

* No primeiro domingo de Agosto de 1922, foi inaugurada a primeira Pia Batismal.

* No ultimo trimestre de 1924, terminou-se a construção da torre.

* No dia 07 de Abril de 1925 aconteceu a Ereção Canônica da Arquiconfraria do Coração de Maria e da Corte de São José.

* O mês de Junho de 1925, marcou a providencial aquisição, feita pelo Santuário, de um grandioso Órgão de Tubos, de fabricação Alemã, adquirido da Irmandade da Santa Cruz dos militares. Sua inauguração solene, se deu no dia 02 de Fevereiro de 1926. 


* Década de 1930:
* Em dezembro/1930 foram inauguradas as grandiosas portas do Santuário, pinceladas em jacarandá, com aplicação de bronze oxidado

A 02/02/33foi celebrado o jubileu da chegada dos Padres do Coração de Maria ao Méier.
- 08/09/35: Tomou posse como Vigário o Pe. Antonio Berenguer, CMF.
01/11/36 – Falecimento do Rev. Pe. Ildefonso Peñalba, CMF.

- 12/06/37: Mudança de nome da Rua Cardoso para Rua Coração de Maria, graças a empenho do Cônego Olympio de Mello, que tinha grande consideração por nossa Paróquia.

Década de 1940:

- Dezembro/1941: Término das obras do Salão Paroquial.
- Junho/1943: Benção da Pia Batismal no sábado precedente à festa de Pentecostes. - 28/08/43.
- Novembro/1947: Com grande alegria, registramos aqui o início dos Serviços Médico e Odontológico na Paróquia.
- Maio/1948: Foi feito, neste mês, uma justa homenagem ao Claretiano que tanto trabalhou em nossa Paróquia: o nome – Rua Angélica – foi mudado para Rua Padre André Moreira. * * Janeiro de 1949: Foi nomeado o novo Pároco e Superior, Pe. W. Roberto Perez, CMF. Também foram mudados os limites da Paróquia para melhor atender à população.
-18/06/49: Autorizada pela Prefeitura a mudança do nome de Rua Tenente Costa (quadras entre as ruas Coração de Maria e José Bonifácio) para Rua Padre Ildefonso Peñalba, homenageando, assim, mais um Claretiano.

Década de 1950:
- Maio/50: Foi transferida para a Paróquia a Escola Noturna para alfabetização de adultos.

- 13/01/1952: Posse do Pe. Benedito Rodriguez, CMF, em substituição ao Pe. W. Roberto Perez, CMF.
Janeiro/1955: Nomeado Pároco o Pe. Dr. Raymundo Joffré, CMF.
- Novembro/55: Foram estabelecidos novos limites da Paróquia.
- 23/01/1956: Sendo o Pe. Geraldo Ferracioli, CMF transferido para Goiás, substituindo o Pe. Luiz Olabarrieta, CMF.
-          26/08/56: Morte inesperada do Pe. Raphael Constâncio Vela, CMF.
- Fevereiro/1957: Realização de obras, pinturas e melhorias na igreja. Também chegada de dois novos sacerdotes recém ordenados em Pouso Alegre: Pe. José Meirelles, CMF e Pe. José Lopes, CMF.
- Abril/57: Foi instalado no Salão Paroquial o Café Paroquial, trazendo maior entrosamento à Comunidade.
- 08/01/1958: Por Provisão do Sr. Cardeal, assumiu o cargo de Vigário o Pe. Luz Olabarrieta, CMF, em substituição ao Pe. Raymundo Jeffré, CMF.
-Setembro/1958: Solenidade dos 50 anos de permanência do Santuário do Coração de Maria, no Méier, neste local (compra do terreno para a igreja, e Casa do Méier).

Década de 1960:

* Em Agosto/62: os Missionários Claretianos, Pe. Crescêncio Iruarrizaga, CMF Pe. Raimundo Jeffré, CMF e Pe. Luiz Olabarrieta, CMF foram recebidos em audiência pelo Exmº Sr. Governador do estado da Guanabara, Sr. Carlos Lacerda.
* Agosto/62: realizou-se aqui na Paróquia a belíssima Procissão do Imaculado Coração de Maria, contanto com a participação da renomada banda dos Fuzileiros Navais, tendo também, a presença dos Dragões da Independência, e imensa afluência de fiéis.
- Dezembro/63: Nomeado novo Vigário o Pe. Raymundo Joffré, CMF, que tomou posse no dia 12/01/64, substituindo o Pe. Luiz Olabarrieta, CMF, chamando a uma missão no Bispado de Uruaçu – Goiás.
- 22/08/64: Com grande júbilo, na presença do Exmº Sr. Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, celebrou-se neste dia a grande solenidade da Coroação Canônica da Imagem do Imaculado Coração de Maria e a declaração da elevação de Basílica Menor ao até então Santuário do Coração de Maria.
- 18/04/1965: posse do novo Vigário, Pe. Crescêncio Iruarrizaga, CMF.

* Em 1968, posse do novo vigário, Pe. Jose Silveira da Costa, CMF.

* No ano de 1969, Organizou-se uma equipe litúrgica, para atender as missas dominicais e incentivar canto litúrgico.

Década de 1970:
 Dia 25 de Janeiro: posse do novo pároco, Pe. Luiz de Matos Pereira, CMF.

Falecimento de Padres desta comunidade:
Fevereiro - Pe. Jose Muguira CMF:
Abril - Pe. Jose saraiva, CMF.

21 de Junho: Data Histórica! Primeira ordenação sacerdotal realizado nesta Basílica: pelas mãos do Sr. Bispo Dom Mario Gurgel, foi ordenado Sacerdote o Diácono Luiz Vicente Silva.
24 de outubro: inicio da visita pastoral de S. Emª o cardeal Dom Jaime de Barros Câmara.

No dia 20 de setembro: celebramos festivamente as bodas de prata Sacerdotais do Pe. Luiz Matos Pereira, CMF. Momento de grande alegria em nossa comunidade.

* Em 1973, assume o cargo de Pároco o Pe. Crescêncio Iruarrizaga, CMF.


* Ano de 1975- Acontecimentos marcantes:

· O seminarista claretiano Antonio Ramiro Benito, morador de nossa comunidade, foi ordenado sacerdote pelas mãos de Bom Pedro Casaldaliga;

· Ambulatório renovado e atualizado;

· Recuperação do órgão;

· Recuperação do relógio da torre.

- 18 de Janeiro de 1975, posse do novo pároco, Padre Jose Maria Garcia Gil, CMF.
- No mês de Maio, a partir deste mês todas as Missas passam a ser comunitárias.
- Outubro: foi instituído em nossa paróquia o domingo do quilo.
- Novembro: iniciou-se a formação de um coral com ensaios aos sábados às 15 horas.
* No ano de1977, segundo registros, verificou-se que a legião de Maria nos seus dois anos de existências na paróquia visitou mais de 3.600 famílias.
Novembro: Pe. Irineu Ballestero submeteu-se a 2º cirurgia e teve o apoio de toda a comunidade.

* de 1978...
- Abril: recuperação total do órgão

* Ano de 1979
- Junho: chegada do Pe. Jose Angrill Angrill.



Década de1980
17 de Agosto: Inicio da pintura e restauração do interior da Igreja.

* No ano de 1981, dezembro: iniciativa do Pe. Angrill, o curso bíblico lançou uma folha com o nome de “sementes bíblicas”  com pensamentos do sagrado livro da sabedoria .

*Ano de 1982
- 21 de Maio: Jubileu de ouro sacerdotal do Pe. Jose Angrill Angrill, CMF.
- 15 de Setembro: Inicio do ano jubila, preparando os 75 anos da paróquia: Bodas de Diamante.

*Ano de 1983
- Maio: Inauguração do cruzeiro novo, o novo Velário.
- 16 de julho: bodas de prata de profissão religiosa do Pe Jose Maria Garcia Gil, cmf.
- 15 de Agosto: jubileu de ouro sacerdotal do Pe. Mariano Paricio Serrano, CMF.
- 15 de Setembro: Missa solene de ação de graças pelos 75 anos de caminhada paroquial, agradecendo os benefícios e pedindo forças para continuar implantando o reino do amor, justiça e paz. Presidida pelo Sr Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Eugenio de Araujo Sales e concelebrada pelos Padres: João batista Megale, Teófilo Gomes Saez, Luiz Matos Pereira, Jair Rezende, Jose do Rosário, Cônego Jose Paulo Milanez, Mariano Paricio, Crescêncio Irurrizaga, Jose Maria Garcia Gil, Ireneu Ballestero. CMFF. Também estiveram presentes os Irmãos Sebastião Garavito, e Caetano Scelza, CMF. Grande participação de toda a comunidade em celebração tão importante. Momento de grande alegria para todos. A Igreja ficou superlotada.

- 23 de Outubro: participando do ano santo, a paróquia fez parte de ma peregrinação a pé, a catedral metropolitana do Rio de Janeiro, promovida pela 6ª. Região do Vicariato Norte, culminando com a Santa Missa às 16h e 30 min.

*No ano de 1984, Pe. Jose do Rosário Teixeira, CMF, após cinco anos de atividade nesta paróquia, despediu-se, durante a Missa das 7 horas, comunicando sua ida para Goianésia.

* 1985- Janeiro: iniciou suas atividades na Basílica o Pe. Francisco Paulino Rodrigues, CMF, como vigário paroquial, tendo chegado ao Rio a 04/12/84.

Neste ano, o Pe. Jose Maria Garcia Gil, CMF, oficializou a Pastoral dos colégios, com visitas semanais aos públicos e particulares da Paróquia, acompanhados por catequistas.

 *Ano de 1986
- 20 de Maio: transferência do Pe. Francisco Paulino Rodrigues, CMF, para Itapaci. Neste mesmo dia, chegada do Pe. Luiz de Matos Pereira, CMF, á Basílica, para assumir o cargo de vigário paroquial.

- 22 de agosto: Regresso dos nossos padres que estava a um ano morando na Rua Aristides Caire 85, em virtude das obras na casa paroquial. Retornaram apesar de ainda faltar acabamentos. Houve inauguração e benção das novas instalações bem como da nova Capelinha do santíssimo, da casa paroquial.

* Ano de 1988
- Janeiro: Pe. José Maria Garcia Gil, CMF deixa a Basílica para se prefeito de Formação, em Contagem, Belo Horizonte, MG.
- 24/Janeiro: Posse do novo Pároco, Pe. Antônio Itamar da Silva, CMF.
- 14/Abril: Falecimento do Pe. Francisco Paulino, ex Vigário Paroquial, em acidente de carro em Itapaci.
- Junho: Moacyr e Zeferino trabalham exaustivamente na restauração do relógio da torre da Igreja.

* Ano de 1989
- Maio: Chegada do Pe. Valdir Mamede, CMF, que ficou na Paróquia auxiliando nos trabalhos pastorais.

Década de 1990:

* Ano de 1991
- Julho: O grupo de Oração Água Viva assumiu as 90 meninas do Asilo Nossa Senhora da Pompéia, proporcionando-lhes Cursos Profissionalizantes.

* Ano de 1992
- Abril: Pe. Antônio Itamar da Silva, CMF foi designado para Goiânia, e Pe. Luiz de Matos Pereira, CMF passa a ser Superior e Ecônomo da Comunidade da Basílica.
- 26/Abril: Posse do Pe. Valdir Mamede, CMF, como Pároco.
- 28/Abril: Chegada do novo Vigário Paroquial, Pe. Carlos Antônio Pereira, CMF (Pe. Carlinhos). Também nesta data, despedida oficial do Pe. Itamar.
- 21/Maio: Missa em Ação de Graças pelos 60 anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. José Angrill e 4 anos de ordenação do Pe. Valdir, com grande participação da comunidade.
-22/Maio: Funda-se na Basílica, a Confraria do Menino Jesus de Praga.
-16/Junho: Em pleno horário do almoço da Comunidade Paroquial, foram arrombados três portas, a Igreja foi invadida e roubou o novo amplificador, a vitrola, os cofres da Basílica, armários da Sacristia e de algumas Pastorais.
- 01/novembro: Missa Solene celebrada por Dom Ávila, pela beatificação dos 51 mártires Claretianos de Barbastro.

* Ano de 1993
- Março: O Pároco, Pe. Valdir Mamede, CMF, foi designado para Curitiba, PR, a fim de colaborar na formação de Seminaristas, na qualidade de Professor de Direito Canônico, no Studium Theologicum da PUC-PR. Assumiram, nesse período, todas as atividades paroquiais, o Pe. Carlinhos. 
- 21/Março: Comemoração dos 20 anos de Fundação do Grupo de Oração Água Viva.
- Julho: Substituição dos pisos Sacristia e do Altar-Mor por formipiso.
- 16/agosto: Faleceu o Irmão Sebastião Garavito Ramos, depois de longo sofrimento.
- Setembro: Os livros de Registro (Tombo) desde a fundação da Paróquia em 1908 foram levados para o Arquivo Diocesano tendo em vista o ataque de cupins que os destruíram total ou parcialmente, bem como os armários. Por este motivo foi necessária uma grande reforma na Secretaria Paroquial (então localizada na Rua Coração de Maria).
- Novembro: Colocação de grades na parte lateral da igreja.

* Ano de 1994
- Janeiro: O Grupo Água Viva iniciou um trabalho de atendimento aos mendigos chamado “Pequeninos de Maria”.
- 21/Agosto: A Rio Luz, da Prefeitura do Rio de Janeiro, ofereceu a Paróquia excelente iluminação externa.
- Agosto: Pe. Valdir fez renascer o “Grupo de Coroinhas” que, no passado, constituiu uma força viva na Paróquia.

* Ano de 1995
- Fevereiro: Restauração de partes das portas da Igreja comidas pelos cupins e também início da reforma do órgão de tubos.
- 07 a 14/Maio: Comemorando o centenário da chegada dos Padres Claretianos ao Brasil, foi recebida na Basílica a Imagem Peregrina do Coração de Maria, de Fátima.
- 15/Maio: Pe. Valdir Mamede, CMF, Pároco, deixa a Basílica para assumir a Paróquia de N.Sra. do Perpétuo Socorro em Taguatinga, Brasília, DF.
21 a 23/maio – Visita de Dom Pedro Casaldáliga (Bispo Claretiano) à nossa Basílica.
22/junho – Pe. Ângelo Maria Monreal Ayanz, CMF, chegou de Taguatinga, DF, para, assumir a função de Pároco. Antes seguiu para Espanha, de férias, por três meses. Pe. Luiz Matos Pereira, CMF ficou à frente da Paróquia. Posse do Pe. Ângelo dia 08 de outubro.

* Ano de 1996
- 02/Junho: Atendimento a 56 surdos-mudos que se reunirão aos domingos terminando com a Celebração Eucarística.
- 21/Novembro: Pe. Luiz de Matos Pereira, CMF, designado para Taguatinga, DF.


* Ano de 1998
- 14/Maio: Chegada do Pe. José do Rosário Teixeira, CMF que assumiu como Pároco.

* Ano de 1999
- 13/Novembro: Criação do Coral Jubileu.

Década de 2000:
-07/Maio: Solenemente celebrada a Liturgia dos 50 anos de canonização do
Nosso Padre Fundador Santo Antônio Maria Claret.
- 21/Setembro: Faleceu, depois de vários anos de enfermidade, nosso querido Pe. José Angrill Angrill, CMF.

*Ano de 2001
- 22/Maio: Pe. Carlos Antônio Pereira, CMF (Pe. Carlinhos) deixa nossa comunidade por ter sido designado para Goiás.
- 02/Junho: Pe. Teófilo Gomes Sáez, CMF, chega à nossa Basílica, de Belo Horizonte, como Vigário Paroquial, sendo designado Superior Local.
- 12/Junho: Pe. Gedeão Maia, CMF, chega à nossa Basílica, de Belo Horizonte, como Vigário Paroquial, sendo designado Ecônomo Local.


* Ano de 2004
- 15/Maio: Pe. José do Rosário Teixeira, CMF deixa nossa Paróquia e é designado para a Paróquia de Santo Antônio Maria Claret, Contagem, MG e Ecônomo da Delegação Brasil Central.
- 23/Maio: Posse do Pe. Gedeão Maia, CMF, como Pároco de nossa Basílica.
- 13 de agosto: Chegada do Pe. Antônio Carlos Ribeiro Costa, CMF, como Vigário Paroquial. Passa a ser Ecônomo Local.
- 18 e 19/Dezembro: Na Assembléia Paroquial, eleição do 1º Conselho de Pastoral Paroquial, com Regimento próprio, com mandato.

* Ano de 2005
- 17 de Janeiro: Grave acidente na BR-040, Km 8 com os padres de nossa comunidade que iriam para Assembleia da Delegação Brasil Central. Os padres Teófilo e Antônio Carlos ficaram internados em Três Rios. Pe. Gedeão não se machucou. O carro teve perda total.
- Fevereiro: 1º número do nosso atual Informativo Paroquial.
- 13/Outubro: I Encontro dos Círculos Bíblicos.
- No dia 29 de Outubro, inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento. Missa em Ação de Graças e benção dada por Dom Edney Gouvêa Mattoso. Estavam presentes: O Superior Provincial Pe. Antônio Marcos Mendes, CMF e os Padres da Basílica.
- 23/ Dezembro: Auto de Natal no Jardim do Méier.

* Ano de 2006
- 26/Fevereiro: Triságio em Desagravo à Santíssima Trindade, celebrado pelo Pe. Teófilo Gomes Saéz, CMF.
- 08/Maio: Início do curso de Língua de Sinais.
- Setembro: Em todas as Missas Dominicais apresentação teatral sobre a Bíblia pela Cia. de Artes Santo Antônio Maria Claret.
- 08/Outubro: I Despertar Vocacional, organizado pelo Vigário Paroquial Pe. Antônio Carlos Ribeiro Costa, CMF junto a Pastoral Vocacional.
- 24/Outubro: Reinauguração e Benção do Ambulatório.

* Ano de 2007
- 01/Abril: Inauguração do novo piso da Basílica, em granito, em cerimônia simples e singela, com a abertura das portas da Igreja após a Procissão de Ramos.
- 30/Abril: Pe. Carlos Antônio Pereira, CMF retorna à Basílica como Vigário Paroquial.
- 18/Maio: Missa de Envio para o início dos trabalhos da Comissão do Centenário especialmente formado para os festejos do Ano Jubilar.
- 07/Junho: Missa em Ação de Graças pelos 20 anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Carlos Antônio Pereira, CMF.
- 05/Setembro: Viagem do Pe. Carlinhos à Espanha, por três meses, para participar do Retiro “Frágua”.
- 15/Setembro: Abertura solene do Ano Jubilar, com a presença de autoridades civis e religiosas. Missa celebrada pelo Superior Provincial Pe. Antônio Marcos Mendes, CMF, concelebrada pelos padres da comunidade e pelo Pe. José Fonzar, CMF de São Paulo. Durante todo esse ano tivemos várias atividades religiosas e sociais preparadas pela Comissão do Centenário.
- 16/Dezembro: Missa em Ação de Graças pelo Jubileu de Prata Sacerdotal do Pároco Pe. Gedeão Maia, CMF.

* Ano de 2008
- 23/Janeiro: Constituição da Provincial Claretiana do Brasil.
- 24/ Janeiro: Pe. Carlinhos viaja para São Paulo, para exercer a função de Secretário da Província, até a eleição do novo Governo.
- 07/Junho: I Capítulo Provincial, com eleição do Governo. Eleito Superior Provincial Pe. Oswair Chiozini, CMF e entre outros Prefeitos, nosso Pároco Pe. Gedeão Maia, CMF, eleito Prefeito de Apostolado.
- Julho: Retorno do Pe. Carlinhos à Basílica, após exercer a função de Secretário de Governo.
- Agosto: Festejos da Festa da Padroeira
- Setembro: Com a aquisição de novos bancos para a Basílica, foram doados 30 bancos para a Capela de São Geraldo, em Contagem, MG; 12 bancos para a Paróquia de São Francisco de Assis, em Itaguaí, RJ; e 6 bancos para o Asilo Vicentino “Abrigo dos Pobres Nossa Senhora Aparecida” do RJ.
- 14/ Setembro: Grande Festa!

* Ano de 2009
- Dia 05 de Janeiro: Chegada do novo Pároco Pe. Fernando Mazula, CMF.
- Dia 31 de Janeiro: Vigília da Renovação Carismática, organizada pelo Grupo de Oração Água Viva.
- Dia 24 de Março: Encontro de Jovens, organizado pela Pastoral Familiar.
- No dia 29 de Março, acontecia na Basílica o I Encontro de Jovens, atendendo os anseios da Assembléia Paroquial do ano de 2008.
- Dia 14 de Novembro: Aniversário de 10 anos de Fundação do Coral Jubileu.
- Dia 29 de Novembro: Assembléia Paroquial.

* Ano de 2010
- Dia 20 de Abril: Encontro do Superior Provincial com os Leigos Claretianos.
- Dia 15 de Setembro: Aniversário de 102 anos de fundação da Basílica.

* Ano de 2011
- Nos dias 06, 07 e 08 de Fevereiro, aconteceu em nossa Basílica o Triságio em Desagravo à Santíssima Trindade, celebrado pelo Pe. Teófilo Gomes Saéz, CMF.
- Dia 27 de Fevereiro: Assembléia Paroquial, iniciada com a Missa da 07h dando sequência no Salão Paroquial, com a participação do CPP e de 2 membros de cada Movimento, Pastoral e Associação.
- Dia 09 de Abril: II Encontro dos Coroinhas da Basílica.
- Dia 14 de Junho: Aniversário do I Lustro de fundação do Movimento dos Leigos Claretianos.
- Dia 07: Aniversário de 39 anos do Grupo de Oração Água Viva
- Dia 22 - Festa do Imaculado Coração de Maria (Inauguração do Velário).



Como Comunidade Paroquial, sabemos que por hora essa história não terá fim. Somos todos parte da Basílica. Co-autores em Deus dessa caminhada dia-a-dia na vida Paroquial! Que Deus no ajude há construir mais anos história, na base do amor, da esperança e querendo o melhor para a Igreja!

A cada dia com a graça de Deus, vamos construindo mais um capítulo dessa linda história.

PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ DO TRAPICHE E COMUNIDADES


Pároco: Pe. Calmon Rodovalho Malta, CMF
Vigário Paroquial: Pe. Ivanil Alves Do Nascimento, CMF
Diácono: José Paciência Sobrinho
Atendimento Paroquial: Horários = segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00às 18h00. Aos sábados de 08h00 as 12h00. Fone: 0XX (82) 3032-4505

MATRIZ: Criada em 1953, Portanto há 58 anos.
Segunda a Sábado: Missas às 19h00
Terças-feiras: 07h30 (Missa do Pão de Santo Antônio) e às 20h00 – Terço dos Homens
Quartas-feiras: Após a Missa das 19h00 – Louvor (Grupo de Oração)
Toda quinta-feira: ADORAÇÃO AO SSMO. Das 17h00 às 19h00.
Primeiros sábados: às 07h00 = Ofício de Nossa Senhora
Domingos: Missa às 08h00 e 19h00
Atendimento de confissões: terça a sexta – 15h30 às 18h00

COMUNIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA 0XX (82) 3032-2631
Praticamente a maior das comunidades da Paróquia.
Terças-feiras: Missa às 19h00 (nas primeiras terças na capela de Santo Antônio); e às 20h00 – Terço dos Homens
Atendimento de confissões e Adoração: 3ª terça-feira: 16h00 as 18h00
Quintas-feiras: as 19h00 – Louvor (Grupo de Oração)
Primeira sexta-feira: Missa ás 16h00 (Apostolado da Oração)
Domingos: Missa às 17h00
Quartos Sábados: 16h00 Missa com as crianças

COMUNIDADE DE NOSSA SENHORA DA GUIA: Uma das Igrejas mais antigas de Maceió. Era Matriz desta Região Pastoral até 1953, quando se criou a Paróquia de São José.
Terças-feiras: 20h00 – Terço dos Homens
Quartas-feiras: Missa as 19h00
Atendimento de Confissões e Adoração: Última quarta-feira – 16h00 às 18h00
Sextas-feiras: às 19h00 – Louvor (Grupo de Oração)
Sábados: Missa às 18h30
COMUNIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DO PONTAL: A mais distante, geograficamente, da Matriz.
Quintas-feiras: Missas às 19h30
Atendimento aos doentes: Última quinta-feira – 16h00 às 18h00
Domingos: Missa às 19h30

COMUNIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DO PRADO: Outra das maiores comunidades da Paróquia.
Quintas-feiras: 18h30 – Terço dos Homens
Sextas-feiras: Missa às 19h00 e Louvor (Grupo de Oração) às 20h00
Atendimento de confissões e Adoração: Última sexta-feira – 16h00 às 18h00
Domingos: Missa às 07h30

COMUNIDADE DE SANTA MARGARIDA: A comunidade mais simples da Paróquia.
Quartas-feiras: às 19h00 - Louvor (Grupo de Oração)
Quintas-feiras: 19h00 – Legião de Maria
Domingos: Missa às 08h00

COMUNIDADE DO CONJ. LENITA VILELA: A mais nova das comunidades. Iniciamos os trabalhos pastorais nesta localidade no dia 28 de março de 2010. Ainda sem capela e sem padroeiro. Tenciona-se colocar a figura de Santo Antônio Maria Claret como patrono.
Segundas-feiras: Cenáculo de Maria às 19h30
Quartas-feiras: Terço dos homens às 20h00
Quintas-feiras: Grupo de Oração às 19 h30 (nas primeiras quintas-feiras: Adoração)
Domingos: Missa às 09h30

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Projeto Missionário - Paróquias Irmãs

O projeto "paróquias irmãs", além de ser fonte de comunhão e integração entre seus membros e comunidades paroquiais, possui também um significado subjetivo que vai além das fronteiras geográficas. Para nós, Claretianos, filhos do Imaculado Coração de Maria, é um imperativo dizer não ao individualismo pós-moderno, onde cada um quer ser autônomo para construir livremente, à la carte, o seu ambiente pessoal e paroquial. "Vivemos a época da mobilidade subjetiva". Cada um se serve. Essa mobilidade e essa autonomia têm um custo, com frequência, elevado, pois são acompanhadas por um crescimento inquietante da ansiedade, da depressão, de comportamentos patológicos que transformam a pessoa e a comunidade em uma ilha. É preciso domesticar a solidão! Assim, surge a paróquia, surgem as comunidades irmãs.